Quando estamos com baixa autoestima

Quando estamos com baixa autoestima

A baixa autoestima pode está te afetando em vários pontos importantes de sua vida! Estando deprimida ou não, a baixa autoestima pode te trazer complicações que você, aos poucos, vai percebendo em seu comportamento. Ela pode se apresentar como um mau humor, juntamente com uma visão negativa sobre você mesma.

E isto geralmente está relacionado a depressão também.

Assim, se você está deprimida e com baixa autoestima, podem aparecer alguns sintomas como os a seguir relacionados:

  • Sensação de vazio, tristeza que vem do nada;
  • Não consegue tomar decisões sozinha
  • Pensamentos suicidas ou com tendência a se machucar
  • Sem energia;
  • Falta de interesse em atividades que antes eram prazerosas;
  • Mudança em sua relação com o apetite;
  • Insônia, sono irregular (acordando durante a madrugada e não conseguindo voltar a dormir) ou excesso de sono;
  • Agitação (estado diferente do que você costuma sentir)


É possível que você esteja deprimida, caso tenha alguns destes sintomas como sendo novidade em seu comportamento. Principalmente se estiverem acompanhados de mau humor e perda de prazer pelas coisas que gostava de fazer.

Seria muito importante a você procurar um médico especialista, como um psicólogo para obter uma opinião mais clínica e se necessário, começar um tratamento.

Quanto antes você começar seu tratamento, mais eficaz serão os resultados e com isso o retorno de uma melhor autoestima.

Baixa autoestima

Baixa autoestima

Ter uma baixa autoestima pode ser uma reação pontual, ou seja, pode ser que ela esteja relacionada a um momento singular que você está passando. Um momento estressante ou um acontecimento que causou esta baixa momentânea. Ninguém melhor que você para avaliar se isto é o caso.

Às vezes essas causas momentâneas podem ser um problema financeiro, uma doença persistente, uma dor crônica, problemas no relacionamento. Às vezes também o problema vem já de um tempo e pode, aos poucos estar minando sua autoestima e causando outros problemas relacionados, como uma preocupação crônica, uma fobia ou um ataque de pânico, por exemplo.

Em quais circunstâncias você está vivendo no momento atual? Está passando por alguma dificuldade extrema? Analise-se por um tempo e se possível anote.

Assim, o que pode ser hoje uma baixa autoestima, pode crescer e tornar-se um problema maior. Fique atenta!

Se sentir que está tendo os itens destacados acima, como pensamentos constantes de se machucar, ou mesmo distúrbios alimentares ou seu humor ficar oscilando.

Então observe-se. Se algumas destas coisas está acontecendo com você, fique atenta para que não gere uma depressão. Fatores assim que geram esta baixa estima, podem como já dito, se desenvolver como um fator de vulnerabilidade e como um passe de mágicas aumentarem e se desenvolverem em causas maiores. Se você se interessa em se cuidar e gostaria de saber mais como, veja este depoimento sobre um programa de empoderamento feminino aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário