Autoestima e pensamentos depreciativos

Você tem pensamentos depreciativos sobre você?

Se acha feia, incapaz de aprender coisas novas, inferior a outras pessoas, ou prefere ficar em casa que se expor a outras pessoas e dar sua opinião?

pensamentos depreciativos


Um outro exemplo para continuar nosso raciocínio. Vamos imaginar que você se sente incapaz de realizar uma tarefa no trabalho com receio de errar e levar uma bronca ou receio de seus colegas não mais confiarem em suas habilidades.

Com isso você “corre” de situações novas, que possam requerer suas habilidades em que você não suportaria errar e ficar exposta à crítica das pessoas de seu trabalho.

Isso mexeria diretamente com sua autoestima, certo?

Assim funciona: para se precaver, você não se arrisca e cria uma zona de conforto para não entrar em uma “situação de risco” com sua autoestima.

Um exemplo: imaginemos que estamos em momentos que requerem uma situação que nos tira de um estado de “zona de conforto” e que mexem exatamente em pontos ligados a nossa autoestima, como citado acima, onde preferimos nos esconder.

sensação de medo


Esse risco, nos dá uma sensação de medo, de desproteção e começamos a ter pensamentos que algo ruim possa acontecer.

Então começamos a ter pensamentos negativos:

  • Temos a sensação que coisas ruins possam acontecer
  • Exageramos o quanto as coisas ruins serão
  • Subestimamos nossa capacidade de lidar com estas situações, e
  • Nem conseguimos imaginar o contrário, (exemplo: que um colega pode nos ajudar a acertar ou que, o que temos que fazer possa sair bem feito)


Quando você assume conclusões tão negativas antecipadamente sobre o que pode acontecer, você tende a ter um comportamento muitas vezes inútil. Com isso, você tende a:


  • Evita novas situações,
  • Tenta experimentar tal situação, mas a deixa se as lhe parecem complicada ou sente extrema ansiedade
  • Fica com muita cautela. Por exemplo, você só consegue ou só tenta, se tiver alguém com você, toma algum medicamento para acalmá-la, se prepara muito antecipadamente para a situação, etc.
(Acompanhe no próximo post a continuação sobre o assunto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário