Você e os pensamentos negativos

(continuação do post anterior)

pensamentos

Além disso, estar diante de uma situação, altera todo o seu dia, te deixando com pensamentos e comportamentos que contribuem muito para que fique ansiosa e cheia de incerteza sobre as coisas. Isso só reforça as afirmações que você faz sobre você, como “eu não consigo”, ou “eu sou um fracasso”.

Vamos supor que você tenha então a “crença negativa” do tipo: "Eu sou uma idiota". Você cria regras para que as pessoas não percebam esta afirmação (e ela não existe, é claro). Essas regras são para manter sua autoestima em um nível aceitável. Você está se preservando, não quer ficar exposta e ficar com a autoestima baixa.

Então você cria a seguinte regra: "Não posso me expor a ponto de deixar que os outros vejam minhas habilidades, pois assim eles saberão que sou uma idiota”. Assim você entra em um estado de “preservar sua crença negativa”. Ela fica “protegida” e “adormecida”. Intocada por sua regra.

Se você consegue manter sua regra, você pode se sentir bem, não é? Sente que está segura, ninguém vai “acordar” sua frágil autoestima. Mas acontece que seus amigos convidam você para sair a noite.

Você acaba de entrar em uma situação de risco! Você terá que se expor. Vai mostrar suas habilidades, suas opiniões enquanto estiver com as pessoas.

Provavelmente sua regra será quebrada!

É aí que entram suas negatividades. Suas auto depreciações! Você começa a pensar: "Isso não vai dar certo", ou "Todos vão saber que sou uma idiota", e ficará muito ansiosa!

ansiedade


Começará a pensar como agir em tal situação. Se você aceitar sair com seus amigos, vai tentar arrumar um jeito das pessoas não chegarem a conclusão de que é uma idiota, uma estúpida. Sua mente ficará se questionando a noite anterior, tentará preparar uma desculpa para sair mais cedo do encontro. 

Mas porque isso? Tudo isso para você se confirmar e preservar a “crença negativa” que faz de si mesma. Você não pode quebrá-la, criou as regras perfeitas para não chegarem a ela, agora está em uma situação de risco. Como pode deixar que saibam de suas fraquezas, que descubram e apontem suas fraquezas?

As regras que você cria para não atingirem ou não descobrirem suas fraquezas, são inúteis! Mais cedo ou mais tarde, você entrará em uma situação de risco, suas regras serão quebradas e vão “tocar” em seus pontos fracos, suas crenças negativas.

"Eu sou uma idiota" é confirmada de várias maneiras por você. Inicialmente você confirma fortemente com todas as conclusões  e antecipações negativas que você faz: "não vai dar certo". Continuando as confirmações, você fica tão ansiosa que usa isso como afirmação mental de que você é realmente o que acredita sobre si - "Fico tão preocupada com um simples passeio com os amigos que devo ser mesmo uma idiota". Em terceiro lugar, quando as coisas não seguem o percurso esperado por você, como você responder uma pergunta de maneira “errada” durante o encontro com os amigos. Você irá se culpar, ao invés de relaxar e rir da situação, pois isso não é o fim do mundo. 

O contrário também pode acontecer. Você vai muito bem durante o encontro com os amigos, bate um bom papo com eles, e conversa normalmente, mas você, muito crítica ignora seu sucesso seu entusiasmo. Não reconhece que foi bem na confraternização com seus amigos.

Isso acontece com você? Não exatamente esta situação, mas outras relacionadas a ter uma baixa autoestima, ter depreciações sobre si mesma, ter crenças negativas e criar regras para manter-se preservada? Se quiser ferramentas poderosas para melhorar sua autoestima, leia o artigo do blog garotascrescidas.com para mulheres seguras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário